Posted: Fevereiro 16, 2012 in Uncategorized

Como posicionar e regular meu monitor?

Sabe-se que, via de regra, o monitor deve estar posicionado em frente ao usuário, porém existem excessões. Segundo Brandimiller (2002), o trabalho visual de digitadores, por exemplo, concentra-se em documentos, olhando-se relativamente pouco para a tela. Neste caso o monitor deve ceder lugar ao dispositivo de suporte de documentos, como na imagem:

 

 

Processadores de dados e textos devem ter o monitor e documento dividindo o foco de atenção principal. É possível também, afastar o monitor de modo a encaixar o documento entre o teclado e o monitor ou mesmo entre o usuário e o teclado, que é exatamente o que faço agora e está bem confortável.

Já profissionais que trabalham com concepção gráfica, os designers, (profissões que exige intenso trabalho dos olhos, principalmente de leitura e observação de detalhes na tela) e aqueles que olham quase que exclusivamente para o monitor devem mantê-lo a sua frente:

 

O mau posicionamento da dupla monitor-documento faz com que o usuário vire o pescoço ou mesmo o tronco excessivamente. A curto prazo essa prática causa dores localizadas, decorrente de contrações e endurecimento muscular, e a longo prazo processos inflamatórios das articulações ou tendões.

A altura ideal do monitor

Qualquer posição do corpo mantida por muito tempo acaba se tornando incômoda. No entanto algumas posturas tornam-se rapidamente desconfortáveis pois exigem esforços excessivos de determinados músculos. A cabeça inclinada para os lados, baixo ou para cima por longos períodos são exemplos que geram desconfortos frequentes entre os usuários de computador.

Se você trabalha com a cabeça inclinada, isso é sinal de que o seu monitor está baixo ou alto demais.

 

Somente os monitores mais modernos possuem ajuste de altura, de modo que devemos improvisar para alterar o seu posicionamento quando necessário. Listas telefônicas e revistas velhas encontram aí sua nova função!

Os olhos devem estar na altura da metade superior do monitor, de modo que para para enxergá-lo em toda sua extensão não seja necessário mexer a cabeça, somente os olhos (no máx. 30graus para baixo). O limite superior do monitor é a projeção horizontal dos olhos.

No caso de possoas que usam óculos multifocais, o ideal é posicionar o monitor um pouco abaixo da linha dos olhos e incliná-lo para cima.

No próximo post, escreverei sobre a questão da distância ideal entre o monitor e o usuário, conforme a o tipo de trabalho e a iluminação no local de trabalho e o reflexo da luz no monitor.

 

Como escolher uma mesa para o escritório?

Quando pensamos na mesa ideal, devemos nos tentar a dois fatores: altura e a dimensão da superfície de trabalho. A mesa deve possuir altura de 54cm (mulheres mais baixas) a 74cm (homens mail altos).

Mesas muito baixas causam inclinação no tronco e cifose lombar (trata-se de um aumento anormal da curva lombar), aumentando a carga sobre o dorso (ou costas) e o pescoço, aumentando dores. Já a mesa muito alta causa elevação dos ombros e uma portura forçada do pescoço, provocando fadiga do ombro e pescoço (CHAFFIN, 2001 apud IIDA, 2005).

Num posto convencional de trabalho, num escritório, dificilmente a altura da mesa é regulável. Então a boa relação mesa-cadeira deve começar pela mesa: o cotovelo deve estar de 3 a 4cm abaixo da mesa, e deve-se deixar, no mínimo 20cm entre a mesa e assento. A cadeira deve ter variação entre 47 e 57cm e um apoio para os pés, para aquelas pessoas de baixa estatura.
Veja a imagem:

 

Poucas pessoas prestam atenção à superfície da mesa, mas ela deve ser escolhida conforme o tamanho do instrumento que será trabalhado e os movimentos necessários a tarefa que será executada.

A postura

Já foi falado nesse espaço sobre a postura no assento, mas é importante relatar um estudo feito com usuários de computador. Durante muito tempo foi recomendado que a postura diante de um computador fosse ereta, isto é, da coluna a 90 graus. Porém, observou-se que poucas pessoas assumiam essa postura. A posição preferia é a inclinada, semelhante ao assento automotivo:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s